30 de junho de 2015

A Garota Que Você Deixou Para Trás


         
Livro: A Garota Que Você Deixou Para Trás
Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Número de Páginas: 384

                                     
Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra.Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo.


Opinião: O livro irá nos trazer a estória de Sophia Lefèvre, no ano de 1916, durante a 1° Guerra Mundial. É Liv, uma mulher londrina, no ano 2000, que vive na sua Casa de Vidro, isolada dos amigos, familiares e até mesmo da sociedade. Ela evita viver o máximo possível, depois da morte do seu marido.
“Essa era a história de nossas vidas: insurreições menores, vitórias miúdas, uma breve chance de ridicularizar nossos opressores, barquinhos de esperança em um mar de incertezas, privação e medo.”
O que essas mulheres têm em comum? Apenas um quadro. Um retrato de Sophia, pintado por seu marido Édouard. Que foi dado a ela de presente, é o que faz ela lembrar o seu marido nesses dias horrorosos de guerra. O marido de Liv deu o mesmo quadro para ela de presente de casamento. Ele comprou de uma mulher, que acabará de perder a sua mãe. 
"Acredito que a beleza está nos olhos de quem vê. Quando meu marido me diz que sou bela, acredito porque sei que, aos olhos dele, eu sou."
Sophia viveu um lado da guerra, que eu particularmente nunca tinha interesse em procurar. Ela vivia no interior da França, uma cidade tomada pelos alemães. Sophie vê seu pequeno mundo transformar do dia para a noite depois que os alemães simplesmente entram na sua cidade, e começa a controlar o que você come, o que tem dentro da sua casa, o que você fala com seus vizinhos, a sua hora de dormir, e até os seus pertences mais íntimos poderiam ser levados pelos alemães, sem você poder fazer nada. Ela se vê obrigada a se ver emagrecendo constantemente de fome; se vê obrigada ter que dividir uma mínima porção de "comida" com sua família (sobrinhos e sua irmã). 
"Eles poderiam levar tudo, francamente. Tudo o que importa são as pessoas. Só o que importa mesmo é quem a gente ama."
Sua humilde e simples vida muda quando o “Kommandant” entra na sua casa é admira seu quadro. Depois dessa bela vista, ele resolve usar o hotel de Sophie como restaurante para ele é seus soldados. A vida de Sophie nunca mais será a mesma. Um detalhe pode acabar com a sua reputação, com a sua vida e até mesmo com a vida de seus familiares. 
" - Você é destemida mulherzinha.
- Com você ao meu lado, eu sou."
Já Liv, se vê em um estado lastimável do luto que já duras quatro anos. Ela precisa viver, não apenas sobreviver. Em mais uma tentativa de sua amiga de fazer Liv se apaixonar, ela se reencontra com Mo (amiga de faculdade), leva ela para sua casa, e é neste meio tempo que a vida de Liv vai mudar drasticamente. Em uma noite ela resolve sair para beber em um bar gay (lá ela não seria assediada). Nesta noite sua bolsa é roubada e ela conhece um ex-policial, Paul, que irá mantê-la em segurança. Está noite simples mudará a vida de Liv. 
"Ele me lembra você, e a época em que fomos felizes juntos. Me lembra que a humanidade é capaz de amor e beleza assim como de destruição."
A estória é contada em partes, a primeira é a estória de Sophie, a segunda de Liv, é em minha opinião a uma terceira parte, mas em outra palavra o final. Que e o resultado da luta judicial que Liv terá que enfrentar por causa do seu quadro. Já tinha lido “Como eu Era Antes de Você” da mesma escritora, é devo confessar que “pensava” que a estória seria relativamente parecida. Não. Elas não têm nada em comum. A não ser que veio da mesma escritora. Essa estória é simplesmente incrível, enrolei na leitura, pois não tem uma continuação (o que é justo), mas meu zeus, quando li o final que a Jojo preparou para este livro fiquei maravilhada. Chorei, ri, e falei: “bem na sua cara, seus mala...”. 

" - Imagine só.- Imaginar o quê?- O que a gente perde. Só tentando agarrar a umas pocas coisas.- É uma espécie de loucura."
Enfim, o livro é simplesmente maravilhoso, pois quando “acaba” a narrativa de Sophie, você não aceita. Até você conhecer a Liv, entender seus sentimentos é seu amor pelo quadro: A Garota que Você Deixou Para Trás. Este é um livro que com certeza vale à pena ser lido. Já esta entre os favoritos! 

3 comentários:

  1. Estou morrendo de medo desse livro, mesmo vc dizendo que é totalmente diferente de Como eu era antes de você. Beeem, talvez quem sabe futuramente kkkk
    Beijos 😘

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir