5 de junho de 2015

Belle - Lesley Pearse


                                                                                               
             
   Livro: Belle
   Autor (a): Lesley Pearse
   Editora: Novo Conceito
   Ano: 2012
    Números de Páginas: 560


Sinopse: Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.

Opinião: Sou um pouco suspeita a falar do livro Belle, porque simplesmente me apaixonei por ele; começando primeiro pela capa (maravilhosa), depois os detalhes que a NC, disponibilizou nas páginas e por ultimo e o mais importante à história em si. A história é contada sob a narrativa de Belle, uma menina inocente que não conhece o seu próprio mundo. Ela mora em um bordel, juntamente com a sua mãe, mas não sabe o que realmente acontece no andar de cima. Sua mãe (dona do bordel); estipulou apenas uma regra: jamais subir no andar de cima depois do escurecer.

A neve nos caminhos estava pisada, mas era espessa, fresca e branca nas árvores, arbustos, grama e corrimões de ferro. Era um lembrete para Belle de que há apenas poucos dias ela era tão inocente como a neve fresca, mas que o terrível homem tinha pisado na pureza de sua mente e lhe mostrado a dura realidade.
Entre seus passeios matinais ela conhece Jimmy, um rapaz que cria um laço de amizade grandioso com Belle e que futuramente mudará muita coisa (preste muita atenção em Jimmy). Mas, essa vida pacata de Belle muda quando em uma tarde depois de limpar uns dos quartos ela acaba dormindo no tal, e presencia uma cena de sexo violenta e a morte de uma das garotas da casa. Alguns dias depois desse ocorrido, ela e sequestrada pelo assassino e vendida, com destino a Paris.  No decorrer dessa viagem, o destino final de Belle e o Novo Mundo (EUA), em New Orleans; onde aprenderá da pior forma possível o que e necessário aprender no mundo da prostituição.

Se os cavalheiros de New Orleans forem todos como você não terei nenhum problema em amá-los.
Como você pode perceber o livro e extenso, porém a escritora mostra partes da vida de Belle de tão maneira que as 560 páginas serão poucas. Ele e um livro extremamente detalhista, (sem ser monótono) e cada página fará o leitor pedir por mais.

Outro fator que podemos observar no livro são as reviravoltas que acontece na vida da mesma, em um momento ela e a adolescente inocente; no outro ela e apenas um corpo vazio para quem der o maior lance; em outro você sentirá tanta vontade de pegar Belle e dizer: "Não se preocupe, você vai sair dessa, vai ter sua loja de chapéus, vai reencontrar as pessoas que você gosta, como Jimmy e sua mãe, isso tudo vai passar"; mas nem você sabe se isso e possível. 
Você ainda está lidando com a perda da inocência, com as pessoas que a machucaram. Porém, aposto que a pessoas que ficaram felizes em conhece-lá e coisas que você viu que mudaram sua forma de pensar. Um dia você vai acordar e ficar feliz por isso.
A leitura te envolve tanto que você vai rir, chorar, revoltar-se, perguntar "Meus Deus, por que isso?" Você vai encanta-se pela coragem e desventura de Belle, você com certeza irá chorar muito com as atrocidades que Belle enfrentará, não só porque ela aprende a ser uma ótima cortesã, mas sim porque ela aprende isso em uma época que algumas mulheres ainda são vistas como damas, e as demais não são nada!

É preciso coragem para perder a inocência.

Enfim, Belle e um livro que vale a pena ser lido. Ele te trará emoções conflitantes, porém maravilhosas. Mostrando um mundo onde a beleza, lucro e a luxuria andam lado a lodo, sempre querendo mais. Onde e necessário perder toda a sua inocência para sobreviver, ser feliz, conquistar oque e seu por direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário